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Otimização de buscas

SEO - Search Engine Optimization

Desde o rascunho em papel do seu website, passando pela escolha dos conteúdos, pela criação da estrutura, pelo design, pela programação, até á escolha do domínio, no Host SH tudo isto é feito para atingir as melhores posições nos "rankings" dos motores de busca (Google, Sapo, Yahoo!, MSN) e aumentar o número de visitas ao seu website. A isto se chama SEO (Search Engine Optimization).

Sabemos que o que os buscadores privilegiam acima de todas as coisas é a relevância do conteúdo daquele site em relação ao que está sendo buscado pelo usuário.

Dessa forma, trabalhamos - além das técnicas tradicionais de otimização estrutural - a melhoria da relevância do site, produzindo conteúdo de qualidade para que o projeto tenha mais palavras a serem indexadas e receba mais links de outros endereços.

Saiba como o SEO é aplicado nas várias etapas da construção de um website:


Escolha dos conteúdos. O mais importante!

Se o seu website é sobre laranjas, você tem de falar de laranjas e bem! Os motores de busca sabem "ler" e "escolher" os websites mais relevantes sobre determinado assunto. Imagine o seu website como um restaurante cuja especialidade é arroz de marisco e entra um cliente atraído pelo seu menu. Se não o servir bem, independentemente de você ter um restaurante super bem decorado e apresentável, dificilmente o cliente voltará uma segunda vez. Pior ainda, não o recomendará aos seus amigos.

A analogia anterior serve para transmitir que conteúdos relevantes, objectivos e que mostram que você percebe do assunto são a melhor maneira de cativar o visitante e de ser referenciado por outros websites mais populares, ganhando assim mais pontos nos motores de busca.

    Como podemos ajudar?

  • Recolha das estatísticas de acesso ao seu website
  • Analisamos as palavras-chave/keywords mais procuradas nos sistemas de busca que melhor refletem o seu ramo de actividade
  • Sugerimos a criação de conteúdos úteis para o utilizador que possam englobar essas palavras
  • Disponibilizamos ferrementas para a publicação e manutenção desses conteúdos (blog, secção de notícias, feeds, ...)
  • Confrontação das estatísticas antes da alteração e após a alteração

Criação da estrutura. Equilíbrio de Conteúdos.

Identificados os conteúdos relevantes para o seu website, há que organizá-los e expô-los de modo a que o visitante encontre rapidamente aquilo que procura e de uma forma que satisfaça os seus objectivos de negócio. Uma combinação equilibrada destes dois aspectos resulta em lucro para si e satisfação para o cliente. Clientes satisfeitos voltam e recomendam.

Websites demasiado confusos, com má usabilidade, excesso de publicidade, efeitos de entrada excessivamente longos e com a informação relevante escondida geram sentimentos de frustação no visitante que poderão ficar associados à sua empresa ou produto. Se quer atrair mais visitantes ao seu website, estes serão aspectos a eliminar.

    Como podemos ajudar?

  • Identificação dos produtos principais, público alvo e objectivos de negócio da sua empresa
  • Relatório de análise à estrutura e usabilidade do seu website
  • Apresentação de uma proposta de reestruturação do seu website
  • Implementação da nova estrutura

Design. A cereja em cima do bolo!

Tal como aconteçe numa entrevista de trabalho, a imagem da pessoa é o primeiro aspecto que salta à vista e é inegável que pode influenciar o juízo de valor inicial. É exactamente igual com o seu website. Um bom design pode fazer a diferença entre um visitante sair imediatamente do seu website ou sentir-se tentado a explorar mais.

Contudo, um bom design não se trata de uma competição para ter o website mais bonito. É sim, aquele que cria o "feeling" adequado ao seu ramo de atividade e ajuda a realçar os aspectos mais importantes. Na web atual os usuários estão mais interessados em consumir e interagir com o que você tem para oferecer do que propriamente atribuir notas de 1 a 10 pelo aspecto do seu website. Porque a atenção do usuário é um recurso limitado, dar-lhe o que procura de uma forma rápida e agrádável agrega realmente valor para a sua presença online.

    Dependendo da gravidade do seu caso, propomos:

  • Alterações pontuais nos elementos visuais já existentes
  • Reformulação total do seu website

Programação. O que está por trás.

O sucesso do seu website depende muito dos motores de busca. Mas o contrário também é verdade. Para que esta "parceria" resulte e seja possível encontrar a agulha (website) no palheiro (web) existe um conjunto de regras e procedimentos bem definidos que deverão ser adoptados na programação de um website. Após coloção online, quando bem aplicadas, serão essas regras que permitirão aos motores de busca "ler" os conteúdos do seu website e indexá-los de acordo com o tema em questão.

Descurar o uso de tais regras e procedimentos seria como preparar o casamento do seu website com o motor de busca, e no altar a resposta à derradeira questão ser um "não" por parte do motor de busca. Consumado o casamento, para que este possa dar "filhos" e não resulte num divórcio prematuro, torna-se então necessária a utilização das "armas" já mencionadas (conteúdos relevantes, etrutura adequada e design apelativo).

    Como podemos ajudar?

  • Análise e correção do incumprimento das regras/procedimentos de optimização para motores de busca
  • Passagem de designs baseados em "table layouts" para "full CSS layouts"
  • Recodificação baseada em "web standards" para o correcto funcionamento do seu website nos browsers mais populares (Firefox, Internet Explorer 6/7, Opera, Safari)
Monitorização e Estatísticas

Para que o investimento na sua presença online se mantenha adequado aos seus objectivos de negócio e ás necessidades/expectativas dos seus clientes, torna-se necessária uma monitorização constante da origem dos seus visitantes e como eles interagem com o seu website.

O acesso a este tipo de informação e a sua correcta interpretação é o garante que futuras alterações no seu website serão sempre bem justificadas e feitas para melhorar ainda mais a sua eficácia.

Google Analytics

Com a integração do Google Analytics no seu website damos-lhe acesso a um conjunto de informações relativas aos acessos do seu website que lhe permitiram saber aspectos como:

    Informação útil

  • O número de visitantes por dia, mês, ano
  • A média do tempo de permanência dos visitantes
  • A média do número de páginas vistas dos visitantes
  • O número de visitas de cada página
  • A origem geográfica dos visitantes (cidade, pais, continente)
  • Como o visitante chegou ao seu website (por motor de busca, acesso directo, outro website ou pelas suas campanhas publicitárias)
  • As palavras-chave usadas pelos visitantes nos motores de busca até chegarem ao seu website

Para saber mais sobre outros aspectos de monitorização do seu website com o Google analytics, ou como pô-lo a funcionar corretamente, contacte-nos.

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